Projeto de revitalização de cones é destaque de Melhores Práticas na Bahia
A Dínamo Engenharia participou, no dia 21 de junho, da 4ª Edição do Empresas Parceiras Experience (EPX), um workshop de compartilhamento de melhores práticas da Neoenergia. A Filial de Jacobina (BA) apresentou o projeto de revitalização de cones de sinalização.
A equipe executora se inspirou na filosofia do KAIZEN – prática que implica a ideia de melhoria contínua – e viu uma oportunidade de redução de custos para compartilhar nesta edição no evento. O projeto, que além de reduzir a geração de resíduos sólidos e custos para a aquisição de novos cones, tem como objetivo aumentar o tempo de vida útil dos cones existentes.
Segundo Mauricio Leal, Analista de Qualidade responsável pela implantação do projeto, um dos maiores benefícios é a redução da quantidade de resíduos produzidos. “Em um ano, foram revitalizados 990 kg de cones, isso é uma economia significativa de recursos naturais que despenderiam na aquisição de novos”, afirma. Em média, 85% do valor unitário poderá ser economizado com a revitalização que ocorre com o empenho de várias áreas, como as equipes do SESMT, Suprimentos e Qualidade. As Filiais Santo Antônio de Jesus e Salvador também já estão adotando as boas práticas para implantação do projeto de revitalização, iniciando com a pintura e reposição das faixas refletiva.
Nos próximos dois anos, estima-se uma economia de quase três toneladas de cones. O projeto foi baseado nos pilares da Dínamo, como de promoção do bem-estar e proteção ao meio ambiente em paralelo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como consumo e produção responsáveis e trabalho decente e crescimento econômico.