Recorde de 2 mil dias sem acidentes é alcançado pela Dínamo no Rio de Janeiro
A filial do Centro-Sul, no Rio de Janeiro, comemorou no dia 01 de março mais um marco na Dínamo Engenharia: 2 mil dias sem acidentes de trabalho com afastamento nas atividades subterrâneas. Esse resultado foi conquistado com esforço, dedicação e comprometimento dos colaboradores com o principal valor da Dínamo “a vida em primeiro lugar”. A comemoração reforça o programa Caminhada pela Vida, voltado a boas práticas e estratégias do comportamento seguro na rotina operacional.
A Gerente operacional da filial, Liliane Borba, afirma que alcançar esse marco no setor subterrâneo é de extrema importância. Por ter uma dinâmica específica no ramo de serviços elétricos, o espaço confinado é o maior diferencial tornando-se ainda mais desafiador. “É gratificante saber que os demais setores estão engajados a trilhar o mesmo caminho, e para motivá-los, contamos com a ajuda da família em eventos e momentos surpresa no cotidiano das equipes. É um orgulho fazer parte desse time de campeões!”, comemora.
Um dos principais fatores do sucesso das ações realizadas ao longo desses 05 anos na área é o foco em segurança familiar. A importância da sensibilização em seguir os procedimentos com atenção e cuidado e retornar para casa com segurança e integridade após a jornada de trabalho foi o carro chefe do processo. Para o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Newton Paderni, o fato dos colaboradores, em especial, os eletricistas, terem sidos “sensibilizados por uma mensagem de carinho durante o trabalho em campo, promovendo um instante para se sentir querido e importante e reforçando que o nosso maior bem é a nossa vida em família”, foi essencial para a conquista do resultado.
O trabalho preventivo de educação e conscientização em segurança é primordial para o combate a acidentes e emergências. Contudo, além da participação da família, o mapeamento de risco, planejamento e monitoramento das atividades, tendo em vista a identificação e mitigação de possíveis acidentes, o uso correto dos EPIs e EPCs e capacitações realizadas periodicamente também fatores que contribuíram.
O engenheiro reconhece o empenho de todos e assegura, categoricamente, que nada seria possível sem o total engajamento dos colaboradores que cumprem diariamente os procedimentos de segurança e operacional com disciplina, propósito e compromisso, evidenciado em cada inspeção periódica de segurança realizadas pela área de Segurança do Trabalho e de Rede de Distribuição Subterrânea (RDS).