Enfrentamento à violência contra a mulher é tema de encontros na Dínamo.
A campanha nacional Agosto Lilás foi criada para divulgar e reforçar as medidas de enfrentamento à violência contra mulher. Durante todo o mês, nossas filiais realizaram diversas ações internas para levar o tema para o dia a dia da empresa, com destaque para as unidades de Alagoas, Bahia, Pará e Rio de Janeiro. Os encontros foram promovidos pelo SESMT e RH das filiais e contaram com a presença de delegadas, advogadas e especialistas nos direitos da mulher.
De acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, lei que inspirou o movimento em torno do mês, a violência contra a mulher é definida como “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.
Tanto na esfera pública quanto na privada, a violência não se resume apenas a forma física. Esse viés, foi um dos pontos discutidos no Diário de Segurança (DS) na base operacional de Montenegro, em Belém (PA), no dia 29. “Não sabemos como está o emocional dos nossos colegas quando chegam no trabalho ou quando vão para casa. Às vezes, uma situação pode ser uma violência psicológica e não sabemos como isso afeta a vida das pessoas”, afirma a assistente administrativa Carmem Katriny Oliveira, ao ponderar sobre os tipos de violência. Ela comentou que o índice de violência contra a mulher é muito alto e que foi muito importante saber mais sobre as formas de prevenção e os canais de denúncia.
A Dínamo apoia essa causa e acredita que a informação é uma importante ferramenta de difusão de direitos e prevenção e combate da violência, além de reforçar o compromisso e boas práticas alinhadas ao Objetivo 5 da ODS.
Na visão da Priscilla Silva, Analista de Recursos Humanos no Rio de Janeiro, “foi muito positivo, pois tivemos relatos de reais de situações e nossos colaboradores agregaram ao debate. Aproveitamos a temática para falar das formas de denúncia e realizar dinâmicas não somente com as mulheres, mas com os homens também”, comenta.
Ainda em atenção ao tema, a Dínamo promoverá mais uma edição do Webinar no dia 04 de setembro sobre a lideranças femininas transformadoras com a coordenadora da Casa da Mulher Cearense, Izelda Ribeiro.