Belém promove a primeira edição do CIPA KIDS
A área de SESMT da base operacional de Belém, realizou no dia 01 de julho a primeira edição do CIPA KIDs, um evento que conta com a presença dos filhos dos colaboradores e aborda as ações de prevenção e conscientização contra os acidentes de trabalho. O tema do evento foi “Segurança também é coisa de criança” e a programação contou com palestra sobre segurança, lanches e brincadeiras no pátio da base.
Na visão da organização do evento, a presença das crianças é fundamental para a sensibilização dos colaboradores quanto às práticas seguras em campo a fim de evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, mas, principalmente retornar para seus lares e família com segurança todos dos dias.
De acordo com Renata Fernandes, Supervisora de Segurança do Trabalho, a ação foi muito bem recebida e já há uma alta expectativa para a próxima edição da CIPA KIDs. “As crianças aprenderam um resumo sobre energia elétrica, as atividades de seus pais e sobre os equipamentos de segurança. Elas tiveram a oportunidade de realizar o checklist em seus pais. Como não conheciam, foi uma novidade, ensinamos item por item. Também abordamos cuidados com a energia elétrica em casa e a prática de empinar pipas, para evitar que ocorra perto da rede elétrica e não ocasionar acidentes”, finaliza.
O EPI usado corretamente proporciona proteção ao trabalhador através do controle da exposição ao risco e deve ser usado para a função a que se destina. Ele não substitui os demais cuidados no ambiente de trabalho, é um complemento aos cuidados e deve ser seguido à risca.
Para o eletricista Elton Santos, o evento foi muito importante. Ele afirma que o seu filho não conhecia o seu local de trabalho e tinha uma certa noção de como era o dia a dia do eletricista, mas que o CIPA KIDS despertou uma curiosidade sobre a área e ajudou a esclarecer mais sobre a necessidade dos equipamentos de segurança. O checklist é um processo para a segurança de todos. “Usar os equipamentos de segurança é fundamental para exercer qualquer atividade e que o papel da família é zelar, orientar e proteger quem ama”, é a mensagem que transmite a seus colegas sobre a necessidade do uso do EPI.