Publicado em 29 de maio de 2023
A retenção de talentos é um conjunto de ações estruturadas para evitar a rotatividade dos colaboradores. A Dínamo realizou no dia 25 de maio , o webinário O papel do líder e da equipe na retenção de talento”, com a Analista de Carreiras e Perfil Comportamental, Suzana Souza, para debater as iniciativas e estratégias do mercado para manter o colaborador engajado nas suas funções.
Cada vez mais, os profissionais buscam o alinhamento dos valores pessoais com os da empresa e a valorização do esforço na medida do seu desempenho. Contudo, a retenção de talentos é voltada aos colaboradores de alto desempenho e o papel do líder é identificar e retê-los através da gestão de competência. Para Suzana, “é fundamental acompanhar o desenvolvimento profissional do colaborador, se o perfil identificado corresponde a função exercida, se consegue performar como ou melhor que o esperado e se é valorizado o seu esforço”, aponta. Ela complementa sobre o papel das equipes nesse processo, pois os colaboradores também devem contribuir, “conhecer a missão, visão, valores, saber os objetivos da organização, atentar aos prazos e políticas da empresa propicia o crescimento e desenvolvimento de todos, é um ambiente colaborativo, não é uma atribuição somente do líder”.
A Dínamo segue colocando em prática o um dos seus pilares, de “valorizar e desenvolver pessoas” no âmbito organizacional, promovendo treinamentos para todos os níveis de gestão. De acordo com a Analista de Recursos Humanos, Manoela Ribeiro, “é sempre pertinente abordar a temática da retenção de talentos, principalmente em um cenário pós pandemia, pois é nítido a necessidade da adaptação dos profissionais e da empresa para o tão sonhado “match” perfeito”, afirma sobre os investimentos da empresa em processos e ferramentas para potencializar os resultados, como, o diálogo e a proximidade com a liderança para o alinhamento das expectativas junto à organização, por exemplo.