Publicado em 18 de novembro de 2025


A filial da Dínamo em Belém, no Pará, no mês de outubro, demonstrou o impacto prático de sua política de sustentabilidade com a venda de 6.549kg de papel e 1.300kg de metal para reciclagem. Com a venda de quase 8 toneladas de material coletado na unidade e destinado à reciclagem, foram gerados recursos para a aquisição de materiais de uso diário, além de reparo e revitalização de equipamentos, provando que materiais descartados podem ser convertidos em melhorias operacionais.
Descartar papel conscientemente é mais que uma atitude ecológica, afirma o Engenheiro Ambiental Leonardo Rosa. Ele destaca a responsabilidade ambiental e econômica: o papel ao invés de lixo, vira oportunidade na economia circular, preservando recursos e gerando receita e empregos. Descartar papel corretamente é um investimento sustentável.


Com a iniciativa e administração da gerência, a unidade reforça ações já disseminadas internamente, demonstrando que o uso do papel é otimizado em um ciclo de três etapas:
📃 1 — Impressão
📝 2 — Uso como rascunho
♻️ 3 — Venda para reciclagem.


A captação de recursos mostra que a cultura de reaproveitamento está consolidada, principalmente no ambiente administrativo, onde o papel é coletado. No entanto, a operação também identifica outras oportunidades de reciclagem, como a inserção de papelões e estruturas metálicas usados nas embalagens de equipamentos e outros materiais.


Acsa Monteiro – Analista de Qualidade, destaca que o recurso adquirido é destinado também, para revestir cones e fazer bandeirolas além de ser uma iniciativa que reduz desperdícios e custos, melhora os indicadores de Qualidade e ESG da empresa, mostrando a união entre sustentabilidade e eficiência.