Publicado em 23 de março de 2017
Recuperação das Nascentes
A água é apontada por instituições de todo o planeta como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, tendo em vista que todos os setores de atividade humana necessitam fazer o uso dela para desempenhar suas funções. Mas, apesar de toda essa importância, a água ainda é utilizada de maneira errada, e permanece escassa em algumas regiões do mundo.
Tendo em vista este problema e visando propiciar maior conscientização quanto ao uso racional da água, bem como promover a recuperação e conservação de nascentes, voluntários da Dínamo na Bahia, desenvolveram o Projeto Recuperação de Nascentes, em diversos municípios baianos. Abraçaram esta causa, além do Grupo de Voluntários e o SESMT da Dínamo Engenharia, as Associações de moradores locais, órgãos municipais das cidades de Feira de Santana, Aramari e Jacobina, órgãos privados e a ONG GAMAR.
O Projeto começou em março deste ano, no município de Feira de Santana, onde foi iniciada a recuperação da nascente “Fonte dos Milagres”, situada no bairro Gabriela. Logo depois foi realizada ação no município de Aramari, que além da recuperação e conservação da nascente do Rio da Prata, contou com o plantio de mudas nas proximidades da margem, e uma sinalização da área com placas de conscientização. A ação está sendo estendida para outros municípios.
Como apoio das ações nas nascentes, estão sendo realizadas palestras educativas nas comunidades e ao longo dos 12 meses do Projeto, será estabelecido um padrinho para cada nascente, que a cada mês irá vistoriar e acompanhar o processo de desenvolvimento das mudas e da vazão no olho d´água.