Publicado em 17 de novembro de 2022
A Dínamo Engenharia retomou o seu Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL). O objetivo do PLD é capacitar a liderança para o exercício do papel de gestor de pessoas, trabalhando o alinhamento, engajamento, desenvolvimento e gestão de equipes por meio da comunicação eficaz, ferramentas e rotinas. Ao longo do último trimestre desse ano e início de 2023, os colaboradores dos cargos de coordenação, supervisão, analistas estratégicos e engenheiros passarão por essa jornada de capacitação através do alinhamento dos valores e reforço da cultura organizacional Dínamo.
Com a pandemia do novo coronavírus no início de 2020, o programa foi temporariamente suspenso devido ao cumprimento das regras sanitárias de prevenção ao vírus. Outras ferramentas foram utilizadas mantendo a qualidade e compromisso com os colaboradores em prol da saúde e segurança de todos, como os webinários, podcasts e cursos e mentorias na plataforma EAD do Qualifica.
A edição atual do programa conta com a consultoria da Nathália Martins, da Foco em Gente, especializada em Gestão de Pessoas, e parceria das áreas de Recursos Humanos e SEMST da Dínamo. Ele foi dividido em quatro (4) módulos que abordam desde a conscientização do papel líder e gestor ao fomento da disciplina e segurança nas ações preventivas diárias. Na visão do Coordenador de Gente e Comunicação da Dínamo Engenharia, Gabriel Rocha, o PDL vai além do desenvolvimento do líder em si, mas da empresa como um todo. “Ao investir na capacitação da liderança, a empresa consegue ter melhores resultados através do gerenciamento do capital humano, fortalecimento da cultura e redução de custos”, afirma ele que participa da gestão do programa.
Anualmente, o PDL é recebido com muito entusiasmo pelos colaboradores que veem nele uma excelente oportunidade de aprendizados e melhorias de gestão, como afirmou o Marcos Antônio Araújo, Supervisor Operacional da Base da Dínamo no Piauí, o PDL “me abriu os olhos sobre muitos aspectos de liderança. Consegui ver que alguns pontos eu já faço, porém me ajudou a enxergar que a liderança não é só falar, mas é principalmente ouvir”, ressalta.
Um dos fatores abordados no PDL é a superação das adversidades na liderança, considerando os diferentes perfis comportamentais dos colaboradores. Para o Gerente da Base Dínamo em Alagoas, Tiago Lauriano, um dos maiores desafios em ser líder é obter o engajamento total da equipe e conseguir influenciar positivamente. Ele acredita que cabe a cada líder encontrar uma maneira de canalizar as diferenças em prol de um objetivo comum. Através do exemplo e da empatia, ele cita que “estar junto em determinadas atividades, orientar e tomar a frente do trabalho faz o outro se sentir motivado, seguro e amparado, são formas de ajudar a enfrentar conjuntamente as adversidades que podem surgir”.