Publicado em 27 de setembro de 2023
A Dínamo, por meio das equipes do SESMT e CIPA da filial de Salvador, realizou ao longo dos últimos 03 meses a palestra “Riscos elétrico nas escolas”. O evento tem como objetivo orientar sobre os cuidados domésticos com a eletricidade e falar da importância do eletricista.
De acordo com o Engenheiro de Segurança, Tulio Alexandre, a Dínamo contribui para a diminuição de acidentes elétricos em situações do dia a dia e transforma as crianças em agentes multiplicadores, é um reforço positivo no cuidado e prevenção de todos. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre a rotina e os equipamentos de proteção do eletricista, uma forma lúdica de aprender sobre a profissão e os cuidados no manuseio da eletricidade.
A estudante Mabele, do 9º ano do Colégio CEDA localizado no bairro Pernambués, aprendeu que muitos riscos que são considerados bobos podem causar acidentes graves, como utilizar antenas próximos a fios elétricos ou se aproximar de fios de alta tensão sem equipamentos seguros. Ela aprendeu que “utilizar eletrônicos quando estiver com o corpo molhado pode gerar circuitos e causar choques. [A palestra] serviu para que eu possa saber mais sobre eletricidade e apresentar aos meus colegas e familiares, vai servir como alerta e ajudar a prevenir riscos”, explica.
Em consonância com os objetivos da OSD (Objetivo 12 – Consumo e produção responsáveis), a Dínamo pratica ações educativas para assegurar o consumo sustentável por meio da prevenção. Para Raiane Priscila e Ana Beatriz, alunas do 9º ano da Escola Nova Manasses, localizada do bairro Rio Sena, a visita da Dínamo teve uma importância a mais, pois puderam conhecer mais sobre os conceitos e teoria sobre eletricidade que estão aprendendo nas disciplinas de física e química. “Podemos conhecer sobre os fios negativos e positivos, descarga elétrica e como o fio conduz eletricidade através de um metal como o cobre, por exemplo. É preciso ter um material isolante, como a borracha, para evitar que aconteça um curto-circuito”, afirma Ana Beatriz. “A tecnologia em torno da área é algo tão comum, mas algo muito inteligente. Vimos que a Dínamo se previne e se preocupa em ensinar os outros”, finaliza.
Na visão da Raiane Priscila, o cuidado e prevenção devem ser ensinado às crianças menores, pois elas têm a oportunidade de aprender desde cedo e reforçar com os adultos. “A eletricidade é para todos, é evidente que é essencial na vida de qualquer pessoa. Aqui na escola, os alunos menores ainda não têm esse conhecimento, então pode ser prejudicial e acontecer algum acidente. Eu também pude aprender mais, vou compartilhar com a minha família”, ressalta sobre o papel educacional da palestra.