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A linguagem não-verbal nas relações entre líderes e liderados

Publicado em 30 de junho de 2023

Uma das principais lacunas nas organizações ocorre na comunicação, mais precisamente na comunicação não-verbal. Cerca de 55% da comunicação corresponde ao que não é dito, mas ao que é expresso por meio de gestos, tom de voz e postura corporal.  Esse tema, tão pertinente nas relações interpessoais, foi assunto de mais um webinário promovido pela Dínamo Engenharia no dia 27 de junho.

É preciso considerar a comunicação não-verbal de forma integral, pois de forma isolada pode ser interpretada equivocadamente. Segundo a especialista convidada, a psicóloga Aline Santos Soares, o significado das emoções é conhecido universalmente e a forma que elas são expressas pode favorecer ou atrapalhar a comunicação. A autopercepção, o autocontrole, a automotivação e a empatia são práticas sociais indispensáveis para uma boa comunicação. “As pessoas expressam diversas emoções ao longo do dia. Você pode estar alegre e de bom humor, mas, ao receber uma notícia ruim, pode mudar drasticamente em segundos. É importante se conhecer, assim pode ser mais assertivo e ter mais credibilidade, além de se colocar no lugar do outro”, completa.

 A Aline afirma que o líder, por ter mais destaque e responsabilidade, precisa ser congruente com o faz e o que fala e que a inteligência emocional é uma habilidade fundamental para exercer o seu papel e ter bons resultados. Ela dá algumas dicas de gestos que devem ser evitados: “demonstrar impaciência, gesticular muito, cruzar os braços, mexer no celular enquanto estiver conversando com alguém, direcionar o corpo e desviar o olhar para o lado oposto ao interlocutor são sinais de desinteresse e falta de atenção. Atente à postura e interação, interaja pelo nome e tente manter o tom de voz”, são algumas dicas da especialista.

A Dínamo Engenharia reforça seus pilares, como o de valorizar e desenvolver pessoas, através de encontros para debater temas como a comunicação não-verbal. Na visão da analista de Recursos Humanos da filial da Bahia, Tessy Sampaio, a forma como nos expressamos diz muito sobre a influência sobre as pessoas. “Através da comunicação não-verbal, pode-se motivar ou desmotivar uma equipe, então é preciso saber se comunicar e reconhecer a mensagem que o outro quer passar quando não consegue verbalizar. Isso traz benefícios e harmonia nas relações no ambiente de trabalho”, afirma.

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