Publicado em 31 de março de 2025
No Pará, nossos Analistas de Qualidade, Acsa Monteiro e Marcelo Garcia, acompanhados do Supervisor de Poda, Fábio Torres, visitaram o Projeto Carroceiro, criado em 2003 na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, que, em parceria com instituições como a Delegacia de Meio Ambiente e as polícias Civil e Militar, resgata equinos em situação de abandono e maus-tratos.
Por mês, cerca de 3 mil árvores passam por poda preventiva realizada por nossas equipes e, desde julho de 2024, passamos a ser parceiros do Projeto Carroceiro, destinando todo o material recolhido e triturado para ser utilizado na forração das baias dos animais.
Atendemos, em média, 13 cavalos por mês para reabilitação clínica e, em alguns casos, cirúrgica, diz Dr. Heriberto Figueiredo, Diretor Técnico e Veterinário do Projeto.
Diferente da serragem, que pode causar problemas respiratórios, o resíduo da poda é mais seguro, confortável e absorvente. Além disso, após 60 dias, ele se decompõe e se transforma em adubo natural para a forragem que alimenta os próprios animais, que, após os cuidados necessários e o período de recuperação, são oferecidos para adoção.
Para Acsa, conhecer o Projeto foi transformador, ampliando sua visão sobre sustentabilidade e fortalecendo sua carreira na área da Qualidade e ESG, através do cuidado e reabilitação animal e do impacto socioambiental.